Educativo

Nossas ações educativas incorporam inquietações e ações que permeiam as iniciativas da Serrinha, investigando formas de aproximação e diálogo entre as pessoas e o território. Os participantes experimentam os elementos da paisagem natural, as intervenções artísticas e as relações com o entorno por meio de caminhadas, conversas, exercícios poéticos, atividades na terra e práticas em ateliê.

Também propomos momentos de lazer. Oferecemos toda a estrutura de alimentação e, para grupos que desejam pernoitar, acomodamos até 55 pessoas.

A educação está na essência e na história da fazenda.

O trabalho é uma consequência das atividades educacionais realizadas há mais de duas décadas pela fazenda. Em 2013, nasceu o núcleo Educativo, passando a receber grupos escolares vinculados ao Programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Como “Lugar de aprender”, a Serrinha passou a ser um dos espaços culturais de visitação da região Bragantina, junto aos demais museus e casas de cultura da região.

As propostas de atividades procuram explorar metodologias de aproximação entre público e território, combinando duas potências presentes na paisagem da Serrinha, a arte e a natureza.

PERCURSOS

Sugerimos  sempre caminhadas com percursos variados, em que os alunos entram em contato com o contexto local e com o nosso projeto. Os caminhos passam pelas várias situações da paisagem.

Atravessamos a mata, visitamos locais onde a floresta está regenerando, percorremos eucaliptais, pastos degradados e agroflorestas. Descobrimos olhos d´água, avistamos a represa do Jaguari-Jacareí, a principal do Sistema Cantareira. Relacionamos a situação global da água com o contexto local. Miramos a serra da Mantiqueira. Avistamos cidades ao longe e o tecido urbano se aproximando. Interagimos com a arte, cuidadosamente colocada em sítios específicos da paisagem.

Procuramos trazer o contexto do passado ao presente, observando como as diversas camadas de ocupação de outros tempos encontram-se impressas na paisagem, relacionando-se com os processos atuais.

 

ATIVIDADES

As práticas são divididas em dois núcleos, sendo que eles podem se mesclar.

terra – Vivências em que mergulhamos nos processos regenerativos da Serrinha. Manejo da mata, da agrofloresta, da horta. Implantação de jardins sintrópicos e desassoreamento de córregos. O grupo trabalha com facão, enxada, tesoura de poda e cavadeira. Pode ou não incluir uma apresentação sobre sistemas naturais (florestas) e princípios da agricultura sintrópica (sistemas agroflorestais).

arte – Inspirados pela caminhada, realizamos exercícios artísticos no ateliê. Há diversas propostas possíveis, como a realização de pinturas com tintas produzidas com corantes naturais e a realização de obras a partir da coleta de materiais da natureza. Realizamos há duas décadas o projeto Arte Serrinha, de modo que a arte envolve todo o nosso espaço.

 

TEMAS

_ A história do café

_ As olarias

_ As pastagens

_ A inundação do vale do Jacareí para a construção da represa

_ O processo de urbanização

_ Reconstituição da mata

_ Planejamento territorial

_ Agroflorestas

_ Resíduos

_ A inserção da arte na natureza

_ Comunidades intencionais

 

A fazenda está à disposição para desenvolver em parceria com escolas e outras instituições de educação ações e projetos especiais.  permeando esses assuntos.

 

CONTATO

Para marcar uma visita e conhecer pessoalmente nosso espaço e nosso projeto, escreva para contato.serrinha@gmail.com ou ligue para 11 99957.0118 (clique no botão do whatsapp)

 

 

 

Entre em contato via WhatsApp