Acampamento de férias Serrinha – natureza e arte
De 14 a 20 de julho, a Fazenda Serrinha abre para um acampamento de férias destinado a crianças de 7 a 13 anos.
Será um espaço de convívio criativo, um ponto de encontro entre arte e natureza, uma imersão num território único, acolhedor, protegido e repleto de estímulos ao fazer e ao brincar.
Inscrições abertas em breve!
Em uma semana de convívio, amizades e novas experiências, as crianças irão vivenciar:
- Práticas de plantios e manejos na horta, na agrofloresta, na floresta e no brejo, em contato direto com a terra
- Colheitas dos alimentos que serão preparados na cozinha e participação dos preparos, percorrendo um caminho da terra para a mesa
- Oficinas de arte, nas quais os participantes poderão explorar a criatividade, utilizando materiais coletados na natureza recicláveis e naturais;
- Atividades recreativas, que incluem jogos e contação de histórias na fogueira, promovendo socialização e momentos de descanso e fruição.
- Caminhadas, esportes, jogos, lazer
O Acampamento Serrinha é ancorado em práticas pedagógicas que entendem o ser humano como um ser integral, desenvolvendo suas sensibilidades mais singulares, e também valoriza as tradições locais, permitindo que as crianças conheçam e vivenciem a cultura da região e desenvolvam habilidades para a vida.
O lugar
A Fazenda Serrinha é um espaço que há quase 30 anos realiza um projeto de regeneração da terra, arte e convivência humana. Local de retiros, imersões, trabalhos de autoconhecimento e de cura e processos educativos, é conduzida por uma família de educadores e artistas São 120 hectares de área verde e uma charmosa estrutura de hospedagem, salas para vivências, áreas de lazer, com piscina, lago, sauna e salão de jogos, e ateliê. Trata-se de um refúgio na roça de Bragança Paulista – a 90 km de SP -, cuja paisagem é marcada pela represa do Jaguari-Jacareí e pela serra da Mantiqueira. É na Fazenda Serrinha que acontece o Festival Arte Serrinha. Este será o cenário para grandes aventuras, novas amizades, aprendizados e muita diversão.
Rotina
- Chegada na segunda-feira (14 de julho) pela manhã, com café da manhã de boas vidas para às famílias e crianças, reconhecimento do grupo e do espaço e acomodação nos quartos.
- A ideia é que ao longo dos dias o ritmo seja mantido com o despertar, café da manhã, arrumação dos espaços e organização para a jornada diária. Teremos sempre uma atividade mais física pela manhã, relacionada à terra, seguida de um tempo livre.
- Almoços de fazenda no fogão a lenha, seguidos de uma gostosa “siesta”.
- À tarde acontecem jogos lúdicos de equipes, oficinas criativas em ateliê aberto e um lanche.
- À noite, depois do jantar e mais alguma atividade leve, geralmente brincadeiras em roda ou histórias e conversas na fogueira.
- Nossa semana se encerra no domingo, em um almoço com a presença das famílias.
Equipe
Contamos com duas coordenações + equipe de educadores, sendo 1 adulto para cada até 6 crianças, de forma que os cuidados são bastante pessoais.
Bruno Andreoni – coordenador de atividades e equipe. Atua como o como consultor de processos institucionais, fortalecendo práticas pedagógicas, equipes de educadores e de gestão, escrita de PPPs – Projetos Políticos Pedagógicos, e também organizando processos internos de gestão, Começou como voluntário no CISV Brasil – SP, bem jovem. Profissionalmente, atuou dentro de organizações como a Cidade Escola Aprendiz, CENPEC e outros. Por gostar de planejar e desenhar jornadas e atividades, e construir intenção e sentido, especializou-se em desenvolver e sistematizar conhecimento e práticas pedagógicas, atuando no fortalecimento de educadores. No campo pedagógico trabalhou em diferentes projetos como educador, nas frentes de arte e manualidades, coordenando por mais de 20 anos o Acampamento Paruru.
Marcelo Delduque, coordenação de logística – espaço e atividades de meio ambiente Atua como paisagista, agricultor, educador e facilitador de processos de regeneração da terra e da paisagem. Vive entre andanças pela Mata Atlântica e muvucas na Fazenda Serrinha, no ofício de aumentar e conectar fragmentos florestais e agroflorestais, espalhando essa ideia até depois de onde a vista alcança. Toca o dia a dia da fazenda, cuidando com especial carinho dos programas relacionados à regeneração da paisagem e dos processos educativos.
Valor por criança
_ R$ 3800 à vista
_ R$ 4260 parcelado no cartão (em até 6 vezes)
Inscrições e mais informações
Pelo zap 11 99957.0118 (clique no botão abaixo à esquerda)
_ Se desejar, podemos marcar uma conversa diretamente com os coordenadores