Arte na natureza
A arte está na nossa essência. A fazenda é inteiramente povoada por instalações e esculturas, que estabelecem diálogos com a paisagem. Em julho, acontece aqui o Festival Arte Serrinha.
Em harmonia com o processo de restauração da mata atlântica, da biodiversidade e dos processos naturais, cada intervenção humana realizada na fazenda é pensada, planejada e executada partindo da premissa de que seu resultado deve produzir o mínimo impacto sobre o ambiente ou, preferencialmente, trazer-lhe benefícios.
Tendo como inspiração esses princípios e motivado pela vocação da fazenda, muito utilizada como espaço de convivência e frequentada por artistas, nasceu, em 2002, o Festival de Arte Serrinha, evento que propõe uma ocupação poética da paisagem por meio da arte.
Em contínuo movimento de criação e recriação, o parque de instalações integra esse processo. As obras constituem as “pegadas” deixadas por artistas que passam pela fazenda, contribuindo para o esforço de recuperação dos ambientes naturais ao dar novos significados a eles e experimentá-los de forma harmoniosa e livre
São trabalhos que interagem não apenas com as pessoas, mas também com todas as espécies animais e vegetais do entorno. Obras construídas especificamente para aqueles espaços, elas possuem caráter dinâmico ao incorporar a ação do tempo na sua constituição, que as assemelham a organismos vivos. Algumas são permanentes; outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos.