Regeneração da terra
Aqui procuramos atuar dentro dos fluxos da natureza, a partir da compreensão das dinâmicas da floresta e das potencialidades da paisagem. A fazenda é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Nosso trabalho de regeneração da terra se iniciou em meados da década de 1990, com o entendimento do processo histórico pelo qual passava nossa região – de rápida e desorganizada urbanização – e o despertar para a importância ecológica e paisagística de nossas terras.
Dezenas de nascentes brotam nos fundos de vale da Serrinha. Esses olhos d’água compõem as cabeceiras da bacia do Piracicaba, alimentando também as represas do Sistema Cantareira, fundamental para o abastecimento de água na cidade de São Paulo.
Agimos protegendo esses mananciais e ampliando os fragmentos de mata atlântica existentes na fazenda, procurando enriquecê-los e conectá-los.
Assim a paisagem vai ganhando uma nova vitalidade.
Em 2001, o Ibama (atual ICMBio) reconheceu parte de nossa terra como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN –, o que assegura em caráter perpétuo a preservação das áreas tombadas.
A fazenda está cadastrada no Programa Nascentes, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP, com 30 hectares de áreas em restauração florestal, por meio de compensações ambientais. Também integramos o projeto Semeando Água, do Instituto Ipê (patrocínio Petrobras Ambiental), que está implantando em nossas terras unidades demonstrativas de restauração florestal, silvicultura e pastoreio voisin. Por fim, recebemos regularmente equipes de biólogos e estudantes da Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista), que realizam em nossa área pesquisas de levantamento e monitoramento da fauna e da flora.
:. Veja todas as informações oficiais referentes à RPPN da Fazenda Serrinha no site do ICMBio .: