Paisagem natural

EM NOSSA TERRA A NATUREZA SE EXPRESSA LIVREMENTE. E nós procuramos ajudar, atuando a partir da compreensão da sabedoria da floresta e das potencialidades da paisagem. A fazenda é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Nosso trabalho conservacionista se iniciou em meados da década de 1990, com o entendimento do processo histórico pelo qual passava nossa região – de rápida e desorganizada urbanização – e o despertar para a importância ecológica e paisagística de nossas terras.

Cerca de uma dezena de nascentes brotam nos grotões da Serrinha. Esses olhos d’água compõem as cabeceiras da bacia do Piracicaba, alimentando também as represas do Sistema Cantareira, fundamental para o abastecimento de água na cidade de São Paulo.

Agimos protegendo esses mananciais e ampliando os fragmentos de mata atlântica existentes na fazenda, procurando enriquecê-los e conectá-los.

 

Os resultados são claros, como nos mostram as saracuras, os jacus e os bugios que passaram a habitar as antigas pastagens de braquiária convertidas em florestas.

Em 2001, o Ibama (atual ICMBio) reconheceu parte de nossa terra como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN –, o que assegura em caráter perpétuo a preservação das áreas tombadas.

A fazenda integrou o projeto Semeando Água, do Instituto Ipê (patrocínio Petrobras Ambiental), que implantou áreas experimentais de restauração florestal e pastoreio voisin. Outras áreas degradadas estão sendo restauradas por meio de compensações ambientais (TACs e TCRAs). Também recebemos regularmente equipes de biólogos e estudantes da Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista), que realizam em nossa área pesquisas de levantamento da fauna e da flora.

 

:. Veja todas as informações oficiais referentes à RPPN da Fazenda Serrinha no site do ICMBio .: