Lab da terra

A IDEIA DO LAB DA TERRA É REUNIR UM GRUPO DE PESSOAS interessadas em participar do processo de transformação da Serrinha. Durante um período que varia de quatro dias a uma semana, nos conectamos com o tempo da roça e a energia de abundância da natureza, em mutirões agroflorestais, convivência e celebração.

O trabalho é sempre focado no manejo das agroflorestas, da horta orgânica e dos jardins. O Lab também contempla caminhadas e atividade teórica sobre os fundamentos da agricultura sintrópica. Às noites são dedicadas a música, conversas na fogueira e festejos – tudo dependendo da animação do grupo.

 

Próximo Lab:

 

DO CAMPO PARA A MESA – em parceria com a equipe da Fazenda Malabar

18 a 20 de outubro (sexta à noite a domingo)

 

Acompanharemos todo o trajeto do alimento da produção agrícola ao preparo na cozinha. Vamos mostrar e construir juntos possibilidade de fazer esse caminho de modo mais sustentável, consciente e benéfico para nós e para a natureza.

Serão dois dias, um para o campo e outro para a cozinha

 

Sábado – agrofloresta
Um dia para aprofundar os conhecimentos sobre a essência do funcionamento da natureza e entender como podemos imitá-la para produzir água, sombra e muito alimento para o corpo e a alma. Com as mãos na terra, a ideia é encorajar as pessoas para o plantio e o manejo de uma agrofloresta, apresentando formas de produzir comida e ao mesmo tempo criar sistemas que regeneram a terra e as pessoas

Domingo – comida senciente
De onde vem, para onde vai? Esta atividade é um percurso prático e sensorial sobre a nossa comida de todo dia.  Vamos mergulhar na filosofia do consumo consciente, desvendando as formas por trás das ideias. Tarde com atividade de relaxamento, cozinha coletiva e prosa.

Valores

_ R$ 500 (alojamento)
_ R$ 750 (quarto privativo)
Inclui toda a alimentação, o curso e duas pernoites (não inclui roupa de cama e toalha)

 

Facilitadores

Flavia Altenfelder: Cientista social inquieta com os desequilíbrios do mundo e apaixonada pelas relações humanas em toda sua potência e desafio. Tecelã de relações, poliniza , comunica, movimenta, registra e organiza. Tem na comunicação, na educação e na terra, temas de profundo interesse. A fim de colocar seus ideais e sonhos no chão, gestou e pariu o projeto da Fazenda Malabar Orgânicos.

Rafael Lama Furtado: Feito de raízes e asas, quando ele passa a gente escuta passarinhos e sente cheirinho de café agroflorestal! Guardião da
terra, ele planeja, realiza e sustenta o feito. Ecólogo, agroecólogo, passarinheiro, cafezeiro, agricultor de todo dia, apaixonado pelo que faz e ainda vai fazer nesse mundão.

Samuel Carvalho Ferreira da Rosa: Permacultor de alma, agrofloresteiro de coração, sonhador inquieto, mas realizador constante: com as mãos na terra constrói todo dia a realidade que quer ver no mundo – regeneração. Graduado em ecologia, vê na arte da agricultura uma oportunidade para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos.

 

Inscrições
Preencha a ficha abaixo e aguarde nosso contato

 

 

Aqui um pouco do que acontece nos Labs da terra, momentos em que injetamos uma enorme dose de energia criativa e transformadora em nossa paisagem: