Lab da terra

A IDEIA DO LAB DA TERRA É REUNIR UM GRUPO DE PESSOAS interessadas em participar do processo de transformação da Serrinha. Durante um período que varia de quatro dias a uma semana, nos conectamos com o tempo da roça e a energia de abundância da natureza, em mutirões agroflorestais, convivência e celebração.

O próximo Lab ainda não tem data marcada. Em breve divugaremos. O trabalho é sempre focado no manejo das agroflorestas, da horta orgânica e dos jardins. O Lab também contempla caminhadas e atividade teórica sobre os fundamentos da agricultura sintrópica. Às noites são dedicadas a música, conversas na fogueira e festejos – tudo dependendo da animação do grupo.

Abrimos nossa estrutura – pousada, refeitório e todos os espaços – em esquema de gestão colaborativa. Cada um participa com o que sabe na cozinha, nos plantios, nos bate-papos, nas ideias. Além dos mutirões propostos, outras atividades podem ser incorporadas de acordo com a dinâmica do grupo, os interesses comuns e as especialidades dos participantes.

As atividades são organizadas pelos agrofloresteiros Rafael Lama, Liege Pistore e Marcelo Delduque.

 

 

Aqui um pouco do que acontece nos Labs da terra, momentos em que injetamos uma enorme dose de energia criativa e transformadora em nossa paisagem.

 

No final de 2016 e início de 2017, começamos a reocupar um antigo pasto de braquiária com agrofloresta. Aqui um passo a passo dessa caminhada, realizada em grande parte durante um Lab da terra. Aos poucos a paisagem se transforma. E o capim, em seguidas roçadas, vai sendo utilizado como principal fonte de energia do sistema.