Educativo

NOSSAS AÇÕES EDUCATIVAS incorporam inquietações e ações que permeiam as iniciativas da Serrinha, investigando formas de aproximação e diálogo entre as pessoas e o território. Os participantes experimentam os elementos da paisagem natural, as intervenções artísticas e as relações com o entorno por meio de caminhadas, conversas, exercícios poéticos, atividades na terra e práticas em ateliê.

Também propomos momentos de lazer. Oferecemos toda a estrutura de alimentação e, para grupos que desejam pernoitar, acomodamos até 40 pessoas (apertando um pouco, 45).

A educação está na essência e na história da fazenda.

O trabalho é uma consequência das atividades educacionais realizadas há mais de duas décadas pela fazenda. Em 2013, nasceu o núcleo Educativo, passando a receber grupos escolares vinculados ao Programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Como “Lugar de aprender”, a Serrinha passou a ser um dos espaços culturais de visitação da região Bragantina, junto aos demais museus e casas de cultura da região.

As propostas de atividades procuram sempre explorar metodologias de aproximação entre público e território, combinando duas potências presentes na paisagem da Serrinha:

 

A arte – interferências poéticas na paisagem, fruto dos festivais de arte que acontecem no local;

natureza – a fazenda resgata processos naturais em favor da regeneração da floresta e das potencialidades ecológicas da terra.

 

 

PERCURSOS

Nossos programas se iniciam sempre com uma caminhada de reconhecimento do espaço, seguida, por atividades práticas. Atravessamos a mata, visitamos locais onde a floresta está regenerando, percorremos eucaliptais, pastos e agroflorestas. Passamos por olhos d´água, avistamos a represa do Jaguari-Jacareí e a serra da Mantiqueira, miramos cidades ao longe e a cidade chegando bem perto. Observamos as marcas de ocupações de outros tempos impressas no tempo presente. Interagimos com a arte, cuidadosamente colocadas em sítios específicos da paisagem. Sempre procuramos trazer o contexto do passado ao presente, tratando das diversas camadas de ocupação ao longo do tempo e dos processos atuais.

 

TEMAS

_ A história do café

_ As olarias

_ As pastagens

_ A inundação do vale do Jacareí para a construção da represa

_ O processo de urbanização

_ Reconstituição da mata

_ Planejamento territorial

_ Agroflorestas

_ Resíduos

_ A inserção da arte na natureza

_ Comunidades intencionais

 

A fazenda está à disposição para desenvolver em parceria com escolas e outras instituições de educação ações e projetos especiais.  permeando esses assuntos.

 

CONTATO

Para marcar uma visita e conhecer pessoalmente nosso espaço e nosso projeto, escreva para contato.serrinha@gmail.com ou ligue para 11 99957.0118 (clique no botão do whatsapp, no canto inferior à direita)

 

 

:: VEJA AQUI A PUBLICAÇÃO “SERRINHA E A PAISAGEM”

 

WhatsApp